sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Projetos Realizados no ano de 2010


FEVEREIRO
TEMA: I Oficina de Língua Portuguesa: Produção Textual (Ação prevista no PDE).
INÍCIO: 11 de fevereiro de 2010.
OBJETIVO: Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino-aprendizagem para melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.
METODOLOGIA:   - Dinâmica
                                               - Leitura de texto
                                               - Formação de grupo
                                               - Atividade prática
                                               - Socialização
                                               - A letra da frase
                                               - Vídeo Clip
                                               - Sistematização
                                               - Texto teatral: Aquarela
                                               - Leitura de texto
                                               - Produção de texto



TEMA: I Oficina de Matemática (Ação prevista no PDE).
INÍCIO: 12 de fevereiro de 2010.
OBJETIVO: Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino-aprendizagem para melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.
METODOLOGIA:   - Mensagem
                                               - Reflexão
                                               - Discussão
                                               - Apresentação de atividades, música, dança.
                                               -Produção de atividades diferenciada, interdisciplinares
                                             - Análise da atividade 
- Confecção de jogos matemáticos, ludicidade para facilitar o ensino-aprendizagem da matemática
- Aula de campo
- Avaliação da oficina



MARÇO
TEMA: Dificuldade de Aprendizagem.
INÍCIO: 06 de março de 2010.
TÉRMINO: 24 de abril de 2010.
OBJETIVO:
METODOLOGIA:   - Pesquisas
                                   - Estudos
  - Apresentações em grupo dos estudos realizados: Dislexia, Disfasia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia.
                                               - Debates
                                               - Discussões
                                               - Reflexões
                                               - Atividades metodológicas de cada dificuldade de aprendizagem apresentada, como exemplo a ser trabalhado em sala de aula com alunos identificados com tais dificuldades.


TEMA: Oficina de Relações Interpessoais: Modernizar a gestão participativa (Ação prevista no PDE: atividade bimestral) – Comunidade Escolar.
INÍCIO: Abril
OBJETIVO: Promover a interação da equipe escolar, estimulando laços afetivos, proporcionando clima harmonioso na escola.
METODOLOGIA:   - Palestra e estudo com a professora Lisandra.
                                               - Oficina


TEMA: Momento Cívico. (todas as segundas-feiras)
OBJETIVO: Propiciar aos educandos a oportunidade de formar o conceito de Pátria, o aprendizado dos hinos e canções cívicas, despertando o sentimento de patriotismo e assim, demonstrar atitude de respeito aos símbolos do nosso país.
METODOLOGIA: Cantar o Hino Nacional, Hino de Una, todas as segundas-feiras e os Hinos da Independência, Bandeira, Bahia, nas suas respectivas datas.


TEMA: Campanha do livro “Doe um livro literário”.
INÍCIO: 08 de março de 2010.
TÉRMINO: 18 de abril de 2010.
OBJETIVO: Ampliar o acervo de livros literários da escola, para estimular a prática da leitura despertando no educando o gosto e o prazer de ler.
METODOLOGIA: - Confecção de um livro de ouro, pedindo doação de 1 livro literário para a comunidade de modo geral (empresas, comércio, alunos, professores...)
                                     - Momento de contação de histórias por pessoas da Comunidade e/ou pelo PROLER.


TEMA: Dia D. A função da escola. (Ação PDE)
INÍCIO: 25 de março de 2010 (Horário: quinta-feira à tarde – 13 horas).
OBJETIVO: Esclarecer para os pais a função da escola na sociedade e a função da APM na escola.
METODOLOGIA:   - Palestra com a Profª. Lúcia Cerqueira, explanação sobre a importância da participação da família na escola.
                                               - Debates
                                               - Discussão
                                               - Reflexão
                                               - Exposição da prestação de Contas da escola realizada pela diretora da escola (Documentos: PDE, PPP, Regimento).


TEMA: Projeto de Leitura: O poder de formar leitores numa visão interdisciplinar com ênfase nos gêneros textuais (Ação prevista no PDE).
INÍCIO: Março                                 TÉRMINO: Dezembro
OBJETIVO: Desenvolver atividades de práticas de leitura diferenciadas para despertar no educando o gosto e o prazer de ler e assim melhorar o desempenho quanto aquisição da leitura e escrita, tendo como foco a diversidade textual:
I Unidade: Enumerativos; listas, agendas, horários, índices, cartazes (poemas, cartas, bilhetes, convites), dicionários, guias.
II Unidade: Informativos; notícias, anúncios, corresponsências (bilhetes, cartas, convites), diários, artigos, biografias, relatórios, mensagens, poema.
III Unidade: Literário/Prescritivos; contos, fábulas, cantiga de roda, parlenda, provérbios/trava-língua, literatura de cordel, brincadeiras, regras, instruções de jogos.
IV Unidade: mensagens, histórias em quadrinhos, teatro.
METODOLOGIA: Desenvolver diversidades textuais em sala de aula utilizando o lúdico como prática educativa.

ABRIL
TEMA: Inclusão Digital para os alunos da Educação de Jovens e Adultos e alunos do 4º e 5º ano.
INÍCIO: Abril                                               TÉRMINO: Dezembro
OBJETIVO: Incluir os alunos ao mundo tecnológico e ao mercado de trabalho.
METODOLOGIA: Aulas de computação


TEMA: Páscoa: Momento de reflexão e perdão.
INÍCIO: 29 a 31 de março de 2010.
OBJETIVO: Valorizar o sentido da Páscoa.
METODOLOGIA:   - Leitura de texto
                                               - Mensagens
                                               - Confecção de cartões
                                               - Palestra: O sentido da Páscoa
                                               - Ceia: pão e suco de uva


TEMA: Integração Comunidade e Escola.
INÍCIO: 14 de abril de 2010.
OBJETIVO: Conscientizar os pais da importância de integrá-los a comunidade escolar.
METODOLOGIA: Promovendo atividades de conscientização, valorização pessoal e auto-estima.
                                        Atendimento ao público
                                               - Psicóloga
                                               - Assistente Social
                                               - Planejamento Familiar
                                               - Saúde Bucal
                                               - Aferição da Pressão Arterial
                                               - Exposição de Artesanato
                                               - BPC – Carteira do Idoso
                                               - Conselho Tutelar
                                               - Manicure
                                               - Cabeleireiro


TEMA: Capacitação da tendência sócio-cultural.
INÍCIO: 26 de março de 2010.
OBJETIVO: Aperfeiçoar 100% dos professores da Unidade Escolar na tendência sócio-cultural de Paulo Freire, a fim de instrumentalizá-los para a revisão curricular da escola e viabilização de uma prática transformadora da realidade.
METODOLOGIA:   - Estudos
                                               - Reflexões
                                               - Debates
                                               - Discussões
                                               - Filmes
                                               - Interpretações de imagens
                                               - Atividades interdisciplinares
                                               - Atividades lúdicas
                                               - Confecções de jogos
                                               - Análise de atividades


TEMA: Coral da Escola Municipal Anísio Teixeira.
INÍCIO: 01 de Abril de 2010.
OBJETIVO: Incentivar o aluno a prática da atenção, concentração mental e da disciplina através da música.
METODOLOGIA: Formação do coral da escola contemplando 40 alunos, sendo 20 do turno matutino e 20 do turno vespertino, os ensaios serão em turno oposto à aula.


MAIO
TEMA: Dia das Mães.
INÍCIO: 07 de maio de 2010.
OBJETIVO: Homenagear as mães da Escola Municipal Anísio Teixeira, valorizando o papel da mulher, enquanto mãe.
METODOLOGIA:   - Confecção de álbum
                                               - Confecção de cartões
                                               - Confecção de lembranças
                                               - Confecção de painel
                                               - Apresentação Cultural realizada pelos alunos da escola: mensagem, danças, músicas, poemas, jogral.


TEMA: A importância da afetividade na relação pais e filhos e da participação da família na escola (Ação prevista no PDE: Modernizar a gestão participativa).
INÍCIO: Junho de 2010.
OBJETIVO: Conscientizar os pais da importância da afetividade na vida dos filhos, refletindo para uma melhor qualidade de vida na sociedade, pois ela é parte integrante da educação, a falta de afetividade leva à rejeição aos livros, à carência de motivação para aprendizagem, aprender deve estar ligado ao ato afetivo, deve ser gostoso e prazeroso.
METODOLOGIA:   - Realização de um seminário de integração família e escola.
                                               - Palestra com a psicóloga Marúcia Bahia




JUNHO

TEMA: Meio Ambiente.
INÍCIO: 07 a 11 de junho de 2010.
OBJETIVO: Conscientizar os educandos da importância de preservar a natureza.
METODOLOGIA:   - Estudo de textos
                                               - Reflexões
                                               - Mensagens
                                               - Músicas
                                               - Dramatizações
                                               - Filme
                                               - Plantio de girassol


TEMA: Avaliação Institucional.
INÍCIO: 21 de junho de 2010.
OBJETIVO: Avaliar a Instituição Educacional semestralmente para obtenção de uma melhor qualidade do trabalho.
METODOLOGIA: Toda a comunidade escolar responderá um questionário a qual todo segmento escolar será avaliado a fim de melhorar a qualidade educacional.


TEMA: Encerramento do I semestre “Arraia do Anísio Teixeira, Rumo ao Hexa”.
INÍCIO: 22 de junho de 2010.
OBJETIVO: Proporcionar ao educando, a comemoração do encerramento do I semestre e das festas juninas incentivando o gosto pela cultura e tradições brasileiras e especial a nordestina, valorizando o homem do campo.
METODOLOGIA: A cultura e tradição do povo brasileiro é muito rica, por isso, como ponto de partida para aquisição da leitura e da escrita exploraremos a diversidade textual como: textos informativos, música, comidas, bebidas, danças, vestimentas típicas, poesias, bilhetes, convites, brincadeiras, lendas, ...
                                               - Apresentação da quadrilha
                                               - Apresentação do casamento na roça
                                               - Ornamentação da escola
                                               -.Comida típica.


TEMA: Encerramento do I semestre “Arraia do Anísio Teixeira, Rumo ao Hexa” (Ação prevista no PDE: Modernizar a gestão participativa).
INÍCIO: 22 de junho de 2010.                     Horário: 16 horas
OBJETIVO: Proporcionar a integração da comunidade escolar, comemoração de encerramento e aniversariantes do I semestre.
METODOLOGIA:   - Momento de confraternização, descontração e lazer da comunidade escolar com: comidas típicas, bebida e muito forró. Realização do evento no Sindicato dos Professores.
            O encerramento do primeiro semestre foi registrado com a apresentação da cultura junina e a participação da burrinha de Colônia que abrilhantou nossos festejos no interior dessa instituição.






JULHO
TEMA: Dia da Amizade (Ação prevista no PDE: Modernizar a gestão participativa).
INÍCIO: 20 de julho de 2010.          Horário: 15 horas
OBJETIVO: Estimular a comunidade escolar, favorecendo laços afetivos, proporcionando um clima harmonioso de respeito e solidariedade ao próximo, fruto de uma amizade construída no ambiente de trabalho.
METODOLOGIA: Comemoração do dia da amizade com toda comunidade escolar.
                                               - Mensagem
                                               - Música
                                               - Dinâmica
                                               - Amigo sacana
                                               - Delicioso lanche


AGOSTO
TEMA: Dia do Estudante.
INÍCIO: 10 de agosto de 2010.
OBJETIVO: Estimular e proporcionar aos educandos momentos de lazer, cooperação, vibração emocional, reflexão podendo contribuir com a formação moral, intelectual, espiritual e cívica de um povo.
METODOLOGIA:   - Show de talentos:
Modalidade: música                                      Categoria:
Cantor Individual: 1º, 2º e 3º lugar           Infantil e Ensino Fundamental
   Dupla: 1º, 2º e 3º lugar
Modalidade: coreografia: dança até 05 pessoas: 1º, 2º e 3º lugar
Modalidade: poesia: 1º, 2º e 3º lugar
OBS: Cada funcionário contribuirá com um brinde para presentear os alunos.


TEMA: Folclore.
INÍCIO: 29/08/2010.            TERMINO: 31/08/2010
OBJETIVO: Reconhecer a importância cultural do folclore e assim resgatar, valorizar e incentivar a cultura popular na escola, desenvolvendo o hábito de pesquisa e o gosto pela cultura, arte, música, dança e etc.
METODOLOGIA:   - Pesquisa
                                               - Música
                                               - Cantigas de roda
                                               - Festas regionais
                                               - Remédios caseiros
                                               - Brincadeiras
                                               - Parlendas
                                               - Superstições
                                               - Trava-língua
                                               - Provérbios
                                               - Advinhas
                                               - Contos, fábulas, lendas
                                               - Oficinas de brinquedos
                                               - Danças populares
OBS: Todas as turmas trabalharão em sala de aula os temas folclóricos e no dia da culminância escolherá um para ser apresentado para toda escola.



SETEMBRO

TEMA: Desfile da Primavera.
INÍCIO: 24/09/2010
OBJETIVO: Desenvolver na criança o gosto artístico.
METODOLOGIA: - Eleição na sala de aula da Garota Primavera que irá representar a turma.
                                       - Desfile e eleição da garota Primavera que irá representar a escola, o desfile será em traje de banho e vestimentas em homenagem a estação das flores.


TEMA: I Gincana de integração (Ação prevista no PDE: modernizar a gestão participativa).
INÍCIO: 06 de setembro de 2010.
OBJETIVO: Dinamizar a comunidade escolar favorecendo companheirismo, solidariedade, desenvolvendo o espírito competitivo.
METODOLOGIA:               - Realização da I Gincana com a comunidade escolar
                                               - Dinâmica de formação de grupos
                                               - Execução de tarefas
                                               - Regras
- Provas: desafiadoras, conhecimentos gerais e culturais
                                               - Premiação


OUTUBRO
TEMA: Festival de Talentos (Ação prevista no PDE: modernizar a gestão participativa).
INÍCIO: 29 de outubro de 2010.
OBJETIVO: Envolver a comunidade externa (pais) na escola, proporcionando momento de descontração e lazer estimulando laços afetivos, favorecendo em clima de harmonia entre escola e família.
METODOLOGIA:               - Show de talentos, os artistas serão os pais dos alunos da escola, que se apresentarão em forma de música, dança... Os diversos talentos
- O show estará aberto a toda comunidade do Sucupira

TEMA: Comemoração ao Dia das Crianças.
INÍCIO: 23 de outubro de 2010.
OBJETIVO: Proporcionar aos educandos momento lúdico e participativo na CEPLAC,
METODOLOGIA: Brincadeiras, aulas aeróbica, banho de rio,lanche.

NOVEMBRO
TEMA: Culminância do Projeto de Leitura.
INÍCIO: 30 de novembro de 2010
OBJETIVO: Apresentar para a comunidade escolar interna e externa diversidade de textos que foram trabalhados no decorrer do ano letivo.
METODOLOGIA: A apresentação será realizada sendo que cada turma exibirá o que foi proeminente em sala de aula.   

Turno Matutino:
Pré I: Dramatização do Conto Os Três Porquinhos
Pré II: Dramatização do Conto A Bela e a Fera
1º ano: Dramatização do Conto Chapeuzinho Vermelho
2º ano A: Dramatização do Conto Branca de Neve
2º ano B: Dramatização do Conto: O Lobo e os Sete Cabritinhos
3º ano A: Dom Quixote
3º ano B: Poema Canção do Exílio
4º ano: Recital de Poesias
5º ano: Dramatização

Turno Vespertino:
Pré I: Dramatização do Conto A Bela Adormecida
Pré II: Dramatização do Conto A Bela e a Fera
1º ano: Dramatização do Conto Chapeuzinho Vermelho
2º ano A: Dramatização do Conto Branca de Neve
2º ano B: Dramatização do Conto: O Lobo e os Sete Cabritinhos
3º ano: Jornal ‘O Conto de Chapeuzinho Vermelho’
4º ano A: Poema
4º ano B: Dramatização da Fábula O Leão e o Javali
5º ano: Dramatizando do Conto Dançando com o morto


TEMA: Avaliação Institucional
INÍCIO: 15 de dezembro de 2010.
OBJETIVO: Avaliar a instituição para obtenção de resultados visando melhor qualidade do trabalho.
METODOLOGIA: Toda comunidade escolar responderá um questionário para avaliar todo segmento institucional.            




DEZEMBRO
TEMA: Encerramento do II Semestre.
INÍCIO: 17/12/2010
OBJETIVO: Proporcionar um agradável momento de fortalecer os laços afetivos com toda equipe escolar.
METODOLOGIA:- Jantar de Confraternização nas dependências de um Restaurante da cidade.

TEMA: Encerramento do II Semestre com os educandos.
INÍCIO: 10 de dezembro de 2010.
OBJETIVO: Confraternizar com os discentes o término do ano letivo.
METODOLOGIA: O encerramento será realizado em turno matutino às 08 horas e vespertino às 13 horas em nossa escola, cada professor se organizará para café da manhã ou lanche da tarde com seus respectivos alunos, apresentando os resultados parciais de ano letivo de 2010, com entrega de atividades e boletins. Para abrilhantar os festejos será apresentada uma peça teatral natalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário